Especial de carnaval – Tudo sobre a dança Frevo

folder_openGeral

O frevo é uma dança folclórica típica do carnaval de rua. É uma das principais danças tradicionais brasileiras e uma das manifestações culturais mais conhecidas na região nordeste do Brasil. Merece destaque o carnaval pernambucano sobretudo, das cidades de Olinda e Recife.

Essa dança popular foi reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 2007.

Em 2012, o frevo foi incluído na Lista Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas (Unesco).

 

Origem e História

O frevo tem origem no século XIX em Recife, Pernambuco, onde surgiu da rivalidade entre as bandas militares e os escravos que tinham se tornado livres.

A palavra frevo surge como uma corruptela do verbo ferver (“frever”). Isso porque o frevo é uma dança frenética, de ritmo muito acelerado cuja origem decorreu num momento igualmente frenético em termos políticos e sociais. Vivia-se o pós-abolicionismo, quando surgia uma nova classe operária.

Por possuir um grande valor cultural, dia 09 de fevereiro é comemorado o Dia do Frevo.

 

Paço do frevo

Em 2014 foi inaugurado o Paço do Frevo, no Recife.

Trata-se de um local que reúne a história dessa expressão cultural, bem como oferece formação referente ao frevo.

O objetivo é valorizar e divulgar a arte que compreende as áreas da dança e da música que faz parte do folclore brasileiro.

dança

Características da dança

O frevo caracteriza-se por ser uma marchinha acelerada ao som de uma banda que segue o estilo dos blocos de carnaval. Ele incorpora elementos de outras danças, tais como maxixe, polca e, inclusive, a capoeira. A orquestra do frevo recebe o nome de Fanfarra. A música executada no decorrer da dança, por sua vez, também é chamada de frevo.

Não há apenas um tipo de frevo. O mais comum não é cantado, mas apenas executado por instrumentos de sopro e de percussão. Os instrumentos musicais mais utilizados são o trombone, o trompete, o saxofone e a tuba.

Uma das características mais marcantes é a utilização de sombrinhas coloridas, objeto que assume um papel importante na dança. Elas auxiliam na coreografia ajudando os dançarinos a obter equilíbrio ao executar passos acrobáticos. Além disso, trazem um colorido especial à dança.

Os passistas, como são chamados os dançarinos do frevo, usam roupas bastante coloridas também. São três os tipos de frevo, sendo que o mais tradicional é o frevo de rua.

 

Tipos de frevo

  • Frevo de rua. Não é cantado, mas executado ao ritmo dos instrumentos musicais. É o frevo da dança.
  • Frevo-canção. Esse é o frevo orquestrado, o qual apresenta um ritmo mais lento.
  • Frevo de bloco. É cantado, assemelhando-se a uma marchinha de carnaval.

Demais! O Frevo é apenas uma de tantas danças características e exclusivas do nosso país! Viaje e divirta-se no carnaval!

Agradecemos sempre por acessar nosso Blog e desejamos um final de semana incrível à todos!

 

Fonte: Toda Matéria

O post Especial de carnaval – Tudo sobre a dança Frevo apareceu primeiro em Blog do sr. SIAPE.

Receba as notícias antes dos demais Assinantes!

Clique para ativar as notificações e receba antes de serem publicadas

Receba as notícias antes dos demais Assinantes!

Clique para ativar as notificações e receba antes de serem publicadas

Publicações Relacionadas

Geral

What Makes A Financial Website Successful?

question_answer0

Financial services must tie these three factors together – customer experience, best practices and reliability/responsiveness – to have an effective web presence. They can’t go hard into one particular area and ignore the others. They have to understand what’s available versus their competitors, what consumers think of their sites versus competitors’ and how their sites are performing.

Deixe seu Comentário

Menu
[elfsight_whatsapp_chat id=1]
whatsapp icone