Por que está sendo erguida uma muralha de árvores no meio da África?

folder_openGeral

Onze países da África estão erguendo uma verdadeira muralha de árvores. A intenção do cinturão verde é diminuir os impactos das mudanças climáticas, mitigar o processo de expansão do deserto do Saara e gerar renda para os habitantes de uma das regiões mais pobres do globo. Extensão: de leste a oeste e alcança 8 mil quilômetros de comprimento e 15 quilômetros de largura.

O “Porquê”

O Senegal é a nação mais empenhada no projeto: já foram plantadas mais de 11 milhões de mudas por lá. O país tem experimentado mudanças climáticas abruptas desde o início do século. São inúmeras tempestades de areia (jamais vistas). Além da diminuição da chuva e avanço do deserto do Saara sobre áreas de cultivo de alimentos.

Os líderes dos países dessa região, conhecida como Sahel, enxergam no plantio de árvores uma forma de impedir o avanço do processo de desertificação. Antes, o vento escavava e desgastava o solo, diminuindo as já diminutas reservas de água. Agora, as raízes das árvores mantêm o elemento natural no solo, fazendo com que os poços que estavam secos voltem a encher.

O cinturão começou a ser levado a cabo em 2007 e tem custo estimado de US$ 8 bilhões. Mas não é apenas uma grande barreira de árvores… Em volta de um dos maiores desertos da Terra, o projeto beneficia a população da África subsariana com geração de empregos e a possibilidade de produzir diversas culturas de alimentos.

O mundo precisa muito de inicitivas como essa. Tais medidas e cuidados, são tendências mundiais! O verde do planeta precisa ser protegido, vamos ajudar? Com certeza!

Agradecemos por acessar o Blog do Sr. SIAPE e desejamos uma excelente semana à todos! Que 2018 seja um ano de muito sucesso, alegrias e, principalmente, de novas viagens!

Boa viagem, amigos!!!

 

Fonte: Mega Curioso

O post Por que está sendo erguida uma muralha de árvores no meio da África? apareceu primeiro em Blog do sr. SIAPE.

Receba as notícias antes dos demais Assinantes!

Clique para ativar as notificações e receba antes de serem publicadas

Receba as notícias antes dos demais Assinantes!

Clique para ativar as notificações e receba antes de serem publicadas

Publicações Relacionadas

Geral

61% de aumento no GEAP?

question_answer0
61% de aumento no GEAP? – Os servidores públicos com plano de saúde Geap estão apavorados, segundo denúncias. Os atuários…

Deixe seu Comentário

Menu
[elfsight_whatsapp_chat id=1]
whatsapp icone